Tenha um hobby e deixe a sua vida mais leve

Tenha um hobby e deixe a sua vida mais leve

Possuir um hobby tem mais importância do que muitas pessoas possam imaginar. Dedicar um tempo a uma atividade que gera conforto e prazer pode agir como uma revolução dentro do seu trabalho, família, relacionamento e de si mesmo.

LEIA MAIS:
5 traumas financeiros na infância
Fobia financeira: 4 motivos que nos levam a ela
Consultor financeiro pessoal em 2021: qual a real função?

A sensação de bem-estar que esse momento de lazer oferece é fortificante e essencial.

Cultivando um hobby que lhe agrada, você estará não só melhorando sua saúde física, como também a mental.

Os dias da maioria das pessoas tendem a ser muito agitados atualmente.

Preocupações com o trabalho, dinheiro, família, negócios, sempre estão presentes.

E se livrar um pouco desses pensamentos, ter um momento para pensar em si próprio e no que você gosta, é o primeiro passo para evoluir em todas essas áreas citadas.

Mas é claro que assim como todas as decisões da nossa vida, criar e cultivar um hobby exige um planejamento.

É preciso encaixar essa atividade em sua rotinha, investir seu tempo, organizar-se para que isso não atrapalhe sua vida financeira.

Quem pode oferecer uma explicação completa sobre esse tema é um psicanalista clínico, que saberá esclarecer as dúvidas referentes ao porque da importância de se ter um hobby e como ele age como um modificador completo da vida de qualquer um.

Hobby na natureza pexels.com Andrea Piacquadio

Hobby e saúde mental

Para termos um controle total da nossa mente, é preciso que nos dediquemos a alguns aspectos da nossa vida.

É preciso de tempo para o nosso corpo, praticar atividades físicas, se alimentar bem, manter a saúde em alto nível para prosperar.

Precisamos também de tempo para cuidar do nosso emocional, tratando nossas fraquezas e estimulando nossas maiores forças.

Há também o âmbito social, onde devemos prezar por estar rodeado de pessoas que nos fazem bem, sejam elas família, amigos, entre outros.

O viés espiritual também conta, pois para quem crê fielmente em algo, estar sempre em contato com isso é transformador.

Devemos também nos dedicar ao nosso trabalho, procurando sempre nos tornar profissionais melhores e mais competentes.

E, por fim, mas não menos importante, é preciso se dedicar a nossa vida financeira, planejando, investindo e fazendo com que o dinheiro atue como um amigo.

É claro que ter uma performance boa em todas essas áreas da nossa vida é importante, mas isso não quer dizer que devemos nos cobrar uma máxima excelência em todas elas.

Todos nós, em algum momento da vida, passamos por bons e maus momentos, e devemos ter a consciência de que é impossível que tudo permaneça do mesmo jeito para sempre.

As mudanças fazem parte do cotidiano e irão sempre acontecer.

O que nos resta é buscar um equilíbrio entre todas as áreas para fortalecer nossa saúde mental.

Ter um hobby é como se você dedicasse uma parte da sua vida para si mesmo.

Dedicar-se a uma atividade que é do seu gosto e que te agrada, conduz o ser humano a um estado mental melhor, sem crises de ansiedade e com menos divagações sem propósito.

A medida em que progredimos e nos tornamos mais habilidosos naquilo que gostamos de fazer, nos sentimos motivados para continuar e evoluir em todos os outros ambientes da nossa vida.

E notamos a diferença quando fazemos a comparação com o nosso trabalho, algo que muitas vezes é feito por obrigação e necessidade.

Por mais que existam pessoas que amam o que fazem, o simples fato de estar compromissado com aquilo, acaba tirando o nosso entusiasmo.

Isso, por sua vez, não acontece quando nos dedicamos a um hobby, algo mais maleável, que podemos fazer com calma, sem se preocupar com o tempo ou com o futuro daquela ação, pois sabemos que tudo será benéfico.

event 505b28231b

Os benefícios de se ter um hobby

Pois bem, já ficou claro que ter um hobby é benéfico para a nossa saúde mental. Mas por que?

Acontece que é revigorante ter sua atenção focada em algo divertido depois de uma semana inteira de trabalho, por exemplo.

Nesse momento, deixamos todas as nossas tensões e preocupações de lado, limpando nossa mente desses pensamentos e nos concentrando naquilo que estamos fazendo.

Pessoas que não possuem um hobby ou qualquer atividade que lhe tire a atenção dos seus problemas e deveres, tendem a ser mais estressadas e mal humoradas.

O hobby atua como um objeto para que possamos descarregar nossas emoções e nosso cansaço.

Não ter um tempo reservado para essa atividade, tira o prazer de qualquer outra coisa que fazemos.

O hobby nos dá a oportunidade de se livrar de toda a carga negativa que acumulamos conosco. Podemos criar algo da maneira que desejamos ou desenvolver uma habilidade da forma que quisermos, sem precisar se preocupar com o que está ao redor.

hobbies dinheiro extra og

Como conciliar a vida financeira com um hobby

Muitas pessoas acabam deixando de lado o seu lazer, devido à falta de organização financeira.

Entretanto, existem algumas medidas práticas que simples que podem ajudar a superar esse problema e aproveitar um hobby da forma como ele deve ser aproveitado.

Uma maneira legal de fazer essa é aplicando uma regra básica de divisão do nosso dinheiro.

Isso acaba não prejudicando nenhuma área da nossa vida e fortalece o nosso tempo para atividades que gostamos.

O conceito sugere que 50% da nossa renda englobe prioridades, como despesas fixas, por exemplo.

Outros 30% devem ser utilizados com gastos essenciais e despesas recorrentes, que apresentam variações de um mês para o outro, como alimentação, transporte, carro, entre outros.

E, por fim, 20% deve ser reservado para utilizarmos com nós mesmos, para o nosso lazer.

Aliás, é preciso estar atento, pois essa última parte só será efetiva, se as outras duas citadas acima forem bem observadas.

Caso contrário, ocorrerá um desequilíbrio financeiro.

Conclusão

Como observamos, a importância de se ter um hobby é contar com uma válvula de escape para aliviar as tensões do dia a dia, estando pronto para enfrenta-las novamente.

Ao praticarmos uma atividade prazerosa tiramos o foco das obrigações e afastamos os pensamentos negativos e preocupações exageradas.

Toda pessoa que pratica um hobby desfruta de um momento de prazer, se mantém mais longe do stress e beneficia a própria saúde mental.

Nós sabemos que um cérebro ativo é muito mais saudável, capaz de concentrar-se e produzir com mais rapidez. De acordo com os especialistas, o ideal é buscar sempre novas atividades para fazer além do trabalho e de outras ações cotidianas. Isso porque, quando saímos da zona de conforto, nosso cérebro cria mais sinapses, ou seja, novas conexões entre os neurônios.

É como estimular os músculos. Quando praticamos atividade física, nossa musculatura se desenvolve e nos tornamos mais fortes. O mesmo acontece com o cérebro. Quanto mais o estimulamos a aprender coisas novas, mas ágil ele se torna.

Facebook | Instagram | Youtube