Como a organização financeira pode fazer o seu negócio crescer

Como a organização financeira pode fazer o seu negócio crescer

O planejamento e a organização financeira são estratégias indispensáveis na vida de qualquer pessoa ou empresa.

LEIA MAIS:
5 benefícios de um consultor financeiro para empresas
Tenha um hobby e deixe a sua vida mais leve
5 traumas financeiros na infância

Afinal, é por meio dele que é possível manter as contas em dia e gerir a manutenção e o crescimento do seu negócio no mercado.

Tanto os pequenos quanto os grandes empreendedores precisam ter em mãos boas e eficientes ferramentas e técnicas para fazer esse planejamento.

São muitas as vantagens que uma organização financeira traz para as empresas.

Afinal, o sonho de todo empresário é possuir um negócio próspero, desenvolvendo um produto ou serviço de qualidade, com uma equipe de alta performance e gerando lucro.

Contudo, tal roteiro só vem a se tornar realidade quando os gestores adotam consigo um bom controle financeiro empresarial.

A análise da situação financeira, o acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e o planejamento financeiro são importantes armas para consolidar um negócio e acompanhar sua evolução.

O sucesso de uma organização depende de sua gestão.

Se ela for de qualidade e possuir uma boa saúde financeira, o sucesso só dependerá do tempo e do trabalho duro e com excelência.

São esses os aspectos que garantem uma organização financeira que gera resultados.

Aliás, é bom também ressaltar um dos grandes entraves que os empresários enfrentam ao lidar com o caixa de sua empresa.

Muitos desses gestores têm dificuldades em separar o dinheiro da empresa do seu dinheiro individual, gerando confusão e atrapalhando todo o fluxo de caixa do seu negócio.

Esse comportamento desviado com relação as finanças muitas vezes está relacionado a experiências passadas, onde esse empresário de agora aprendeu, quando criança, a lidar de forma errada com o dinheiro, uma vez que sua realidade era essa.

Porém, para nada na vida existem barreiras. E este é um trauma que pode ser tratado por uma psicanalista financeiro. Se quer saber mais sobre o assunto, leia nosso texto sobre clicando aqui.

Mas, voltando ao tema central deste artigo, no que realmente a organização financeira beneficia uma empresa? Como ela pode transformar uma organização e alavancar sua receita?

blog accountant organized 1

Organização financeira: como ela beneficia uma empresa?

O sucesso de uma empresa depende diretamente de sua gestão e organização financeira.

Diversas pesquisas realizadas reforçam essa afirmação, ao mostrar que a taxa de falência, mortalidade e cortes de pequenos e grandes negócios estão sempre ligados às finanças.

Mas porque você, empresário, deveria dar mais atenção aquele monte de papéis recheado de números que toda empresa possui?

Segurança financeira

Infelizmente, muitos empreendedores não conhecem técnicas eficientes de controle financeiro e têm dificuldades para realizar essa função.

Ter boas ideias e saber como colocá-las em prática é apenas alguns dos requisitos para se ter uma empresa.

O que muitos desconhecem é que também é necessário saber lidar com as burocracias — como contratar funcionários, montar orçamentos, organizar as finanças, entre outros.

Buscar esse tipo de conhecimento só tem a agregar. Sinônimo de organização financeira no mundo dos negócios é segurança.

Afinal, sem isso, é impossível que uma empresa dê certo e cresça no mercado.

Tudo tende a melhorar: lucros aumentam, o endividamento se torna distante, e a falência não é nem cogitada.

Por isso, incluir a organização financeira na rotina é a garantia de promover maior segurança para o seu negócio.

Essa atitude pode aumentar a tranquilidade do gestor, uma vez que com o tempo ficará mais simples manter os pagamentos em dia e aumentar o retorno financeiro da empresa. Além disso, a empresa terá melhores condições de saber como investir seu dinheiro no empreendimento.

E como aprender sobre isso ao mesmo tempo em que se organiza financeiramente? É claro que por meio de um consultor financeiro especializado e experiente.

Somente ele saberá como abordar cada assunto e qual estratégia tomar em cada situação.

Economia

Conseguir economizar mais no dia a dia da empresa é outra vantagem muito relevante que a organização financeira traz para qualquer empresa.

Quando a renda e os gastos mensais são registrados, torna-se possível analisar para onde o dinheiro está indo e tomar decisões mais eficientes a fim de reduzir custos.

Se todas as entradas e saídas forem registradas e analisadas, será possível identificar quais são os gargalos da administração e quais estratégias podem ser utilizadas para superá-los.

Investimentos financeiros para empresas

Retorno de investimentos

Se aventurar pelo mundo do empreendedorismo significa investir dinheiro com a esperança de um retorno interessante. Ninguém quer ter seu próprio negócio recebendo um salário ruim.

Apesar dessa ser a realidade em muitos empreendimentos que estão no começo, tudo vai depender do esforço para superar esse primeiro momento.

Para isso, é indispensável que seja feita uma avaliação dos resultados iniciais da empresa, como por exemplo por meio do cálculo do ROI (retorno sobre investimentos).

ROI = (ganhos do negócio – dinheiro investido) / dinheiro investido

O resultado mostra se está havendo prejuízo ou lucro. Logo, vale a pena conhecer sempre o ROI para avaliar a saúde financeira do seu negócio. E isso só é possível para quem exerce com excelência a organização financeira da empresa.

Acompanhamento do negócio

Quem dispensa a organização financeira, dispensa também informações precisas sobre suas finanças.

Isso significa correr grandes riscos, já que o empreendedor pode desenvolver imagens falsas sobre o negócio, uma vez que os dados coletados são assim.

Considerando isso, a vantagem de manter o controle sobre as finanças é ser capaz de acompanhar o negócio de perto.

O empreendedor deve estar presente em todas as etapas de crescimento e produção da sua empresa. Contudo, isso não significa que apenas o seu olhar tem o potencial de trazer bons resultados. Na realidade, o ponto central é o trabalho de análise de dados.

E esse trabalho muitas vezes só se dá de forma assertiva quando feito por um consultor financeiro especializado.

Ou seja, acompanhar o negócio e utilizar técnicas que lhe permitam ter informações realistas sobre ele são práticas fundamentais para ter sucesso.

Tomada de decisão

O ideal é que todo processo de tomada de decisão dentro de uma empresa seja feito com base em análises eficientes.

Dessa forma, descarta-se os riscos em fazer escolhas empresariais tendo como base apenas as ideias do gestor.

Afinal, ser criativo e possuir o dom do empreendedorismo é ótimo, mas é preciso estar em equilíbro com a realidade.

Quem dispõe de uma organização financeira eficiente consegue tomar decisões com mais tranquilidade e usufrui de uma maior probabilidade de conquistar o sucesso.

Esses benefícios estão presentes em todo o setor do negócio. Seja na procura por novos fornecedores, no aumento dos pedidos com os atuais, na modificação das estratégias de gestão de pessoas, no aumento dos investimentos em processos, na diminuição dos custos, e por ai vai.

Praticidade

As demandas burocráticas de uma empresa podem ser o grande ponto fraco de alguns empreendedores.

Afinal, não é tão simples quanto parece organizar relatórios gerenciais, fazer o balanço contábil, declarar impostos, coordenar o pagamento dos funcionários e a emissão de todas as notas fiscais.

A boa notícia é que a organização financeira traz vantagens até mesmo em casos assim, tornando essas atividades mais práticas, já que todas as informações são organizadas diariamente e não é preciso correr atrás de números em cima da hora.

Conclusão

Manter a organização financeira do um negócio é essencial para garantir a prosperidade financeira.

E, é claro, consequentemente alcançar destaque em seu segmento de atuação.

Mas antes é preciso conhecer a fundo a própria empresa em si. E nada melhor para isso do que entender tudo o que ocorre no caixa.

Sendo assim, o investimento em uma consultoria financeira especializada se faz necessário.

E preste bem atenção, estamos falando de investimento.

Pois esse dinheiro gasto trará resultados incomparáveis para o seu negócio, como exemplificamos neste texto.

Quer saber mais sobre o trabalho de consultoria e como ele pode alavancar o seu negócio. Entre em contato e saiba todos os motivos para tratar a organização financeira do seu negócio como prioridade.

Facebook | Instagram | Youtube