7 dicas de educação financeira

7 dicas de educação financeira
5/5 - (3 votes)

Muitas pessoas ainda encaram sua relação com o dinheiro como um tabu. E na maior parte das vezes, esse problema decorre de inúmeros fatores, sendo o principal deles a fragilidade da educação financeira de modo geral.

LEIA MAIS:
Consultoria financeira empresarial
5 ensinamentos valiosos de um consultor financeiro para sua empresa
A importância dos investimentos

O desconhecimento sobre educação financeira, gerenciamento das finanças, planejamento e investimentos, é algo que atinge pessoas de todas as classes sociais. Sendo assim, é essencial criar uma educação financeira, fazendo com que o dinheiro seja utilizado da melhor forma possível.

dicas para contribuir com a educacao financeira

Dicas de educação financeira

Orçamento simples

A planilha pode parecer ineficaz, mas é ai que muitas pessoas se enganam. É por meio dela que se tem conhecimento de uma forma geral de como você está gastando: com o que, por que, o que pode cortar destes gastos, etc.

Quando visualizamos esses números conseguimos identificar onde está indo nosso dinheiro e entender o motivo de não sobrar uma reserva no final do mês.

Anote seus gastos diários

Anote exatamente tudo com o que você tem gastado seu dinheiro: mercado, roupas, lazer, etc. Ao final do mês você deve conseguir identificar com o que você gastou e analisar se realmente precisava disso.

O ponto não é se arrepender de ter gasto e sim aprender a controlar seu impulso de gastar dinheiro desnecessariamente para que possa sobrar e não faltar para pagar as suas contas.

educacao financeira

Crie um Plano de Poupança

A questão aqui não é sobre depositar dinheiro em sua conta poupança. Aqui falamos sobre investimentos, que além de você conseguir ter compromisso em não utilizar o dinheiro devido a data de vencimento, você obtém uma rentabilidade muito maior do que a poupança.

Uma grande dica de educação financeira para poupar, é realizar um investimento de Renda Fixa, são muitas as opções disponíveis no mercado e você pode começar a investir com apenas R$100,00.

Tenha um compromisso de todos os meses aplicar R$100,00 em seu título, além de você não gastar esse dinheiro desnecessariamente, você consegue duplicar ou até triplicar esse valor em pouco tempo.

Negocie suas dívidas

Seja o cartão de crédito, faculdade, banco, é hora de pagar as contas antes de gastar dinheiro, mas negocie antes o valor.

Se você ler e entender sobre como funciona as finanças e os investimentos, vai conseguir seguir fielmente o passo anterior e cada vez sentir mais vontade de investir dinheiro e criar sua educação financeira.

Afinal, é ótimo ver seu dinheiro render, quanto mais você investe, mais dinheiro você ganha!

Ganhe mais dinheiro

Por mais que seja imperceptível, ainda temos a nossa disposição um tempo livre.

Invista em si próprio, na sua educação financeira, cursos, treinamentos, aumente suas habilidades, encontre um método de ganhar renda extra, além de ocupar sua mente você ganha mais dinheiro.

educa%C3%A7%C3%A3o financeira

Não faça comparações

É típico do ser humano ficar se comparando até entender que ele pode ser tão bom quanto o outro, e na maioria das vezes é. Pare de focar naquilo que outras pessoas tem, o foco deve ser você.

Quando o pensamento passa a ser focado, além de evoluir financeiramente, você evolui como pessoa, consegue ser alguém melhor, aprender coisas novas, ganhar mais dinheiro, estudar mais, investir mais. Em pouco tempo você consegue visualizar os resultados.

Economize

Nem tudo que é mais barato é melhor, por isso é importante avaliar cada item que for comprar, seja qual for o valor, sem ter vergonha de pedir desconto e analisar bem as promoções, nem sempre essas tais promoções significam que o produto é mais barato e, por isso, é importante avaliar bem antes de sair gastando.

Existem algumas perguntas que devem ser feitas antes de realizar qualquer compra:

  • Por que eu quero comprar?
  • Eu preciso disso?
  • Se sim, por que?
  • Eu tenho dinheiro para comprar?
  • É urgente ou posso comprar outro dia?
  • Existe coisas mais importantes no qual preciso gastar?

Facebook | Instagram