Controle financeiro para profissionais da saúde

Controle financeiro para profissionais da saúde

Da mesma forma que é importante cuidar da saúde dos pacientes, é essencial que os médicos e profissionais da saúde, no geral, também saibam cuidar de sua saúde financeira.

LEIA MAIS:
Educação financeira e qualidade de vida para profissionais do direito
7 dicas de educação financeira
Consultoria financeira empresarial

As jornadas de trabalho desses profissionais são longas e, muitas vezes, alternam entre um local e outro. A realidade é que, mesmo com ganhos acima da média, muitos não sabem como controlar suas finanças corretamente.

Profissionais desse porte e, além de tudo, em momentos como os quais vivemos atualmente, são extremamente requisitados e necessários, fazendo com que sua importância e, consequentemente, sua remuneração sejam aumentados.

Mas de nada adianta ganhar bem, estar fazendo bastante dinheiro, se ainda existem preocupações que, em teoria, não deveriam haver, como: impostos e tributos, imposto de renda, um aumento constante da jornada de trabalho para se ganhar mais, entre outros.

Agende uma Análise Especializada com o Consultor Financeiro Pedro Braggio

Grande parte desses profissionais não entendem o que pode ser feito hoje, para que no futuro, sua saúde, mental e financeira, proporcione lazer, qualidade de vida para si e para a família, viagens e crescimento profissional.

O planejamento financeiro para profissionais da saúde

Alguns médicos que possuem consultório próprio confundem o que pertence a eles e o que é da empresa, encarando seus consultórios como uma continuação de seus gastos pessoais, e não como uma empresa.

Para haver um bom planejamento e controle financeiro, uma das regras principais é: não misturar dinheiro da empresa com o pessoal. Isso mascara a rentabilidade do negócio e pode fazer com que você perca dinheiro e não esteja ciente disso.

controle financeiro empresarial 1

Passo a passo para um bom controle financeiro

Quando falamos de planejamento financeiro, inicialmente é preciso saber quando você recebe por mês. Na área da saúde, esse valor costuma variar, contudo é importante ter anotando quanto recebeu de fato, descontando todos os impostos e contribuições, além de ter ciência de onde veio esse dinheiro.

Após isso, chegou a hora dos gastos fixos e variáveis. Os gastos fixos costumam ser aqueles básicos e, por isso, devem ser controlados, como por exemplo: contas de casa, condomínio, escola dos filhos, telefone, internet, supermercado, etc. Após fazer essa lista, verificará qual valor é gasto e reservará esse valor do seu salário para arcar exclusivamente com isso.

Já os gastos variáveis são aqueles “extras”. Apesar de serem diferentes todos os meses, costumam ter grande representatividade nas despesas. Controlar isto é difícil, pois é preciso anotar tudo para se ter conhecimento.

O próximo passo diz respeito ao final/começo de ano, onde as contas costumam se acumular e a quantia de dinheiro necessária para honrar com suas obrigações pode ser superior à sua remuneração mensal. Para evitar isso, é interessante reservar uma estimativa de quanto precisa para pagar todas suas contas nessa época.

Agende uma Análise Especializada com o Consultor Financeiro Pedro Braggio

Fazer isso é simples. O segredo é listar todos os gastos anuais como IPVA, IPTU, presentes de natal e seguro do carro. Depois, monte uma média da quantia necessária para cada um dos itens e divida esse valor por 11. Agora, todos os meses você economizará esse valor para que, no mês que precisar, você não sacrifique seu estilo de vida para honrar com a contas.

Controle financeiro e um planejamento do seu futuro

Além de controlar o que entra e o que sai do seu orçamento, é essencial para os profissionais da saúde analisar e refletir sobre os resultados encontrados. Com essa organização feita, é mais fácil adequar hábitos para economizar dinheiro e conquistar aquela viagem com a família, proporcionar ainda mais qualidade de vida para você e os que estão ao se redor, além de poder, eventualmente, multiplicar esse dinheiro por meio de investimentos.

Facebook | Instagram