5 benefícios de um consultor financeiro para empresas

5 benefícios de um consultor financeiro para empresas

Como já dizemos muito por aqui, a atuação de um consultor financeiro é essencial, tanto a nível pessoal, quanto na esfera empresarial.

LEIA MAIS:
Tenha um hobby e deixe a sua vida mais leve
5 traumas financeiros na infância
Fobia financeira: 4 motivos que nos levam a ela

No setor onde estão os empreendedores, é o consultor financeiro quem organiza processos, analisas questões relacionadas as movimentações financeiras de uma corporação, avalia indicadores, contabiliza informações do fluxo de caixa, estuda possíveis investimentos, entre outros.

Resumidamente, é esse o profissional que auxilia o empresário em todas as questões financeiras existentes dentro de um negócio.

O Brasil foi considerado um dos países que mais empreendem no mundo, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

E esse indicador significa que com o aumento dos negócios em território nacional, a demanda por planejamento e controle financeira também aumenta.

Afinal, é preciso saber gerir muito bem esse aspecto da empresa para que ela prospere.

Com a ausência de um controle financeiro adequando, empresas perdem a realidade de seu fluxo de caixa, levando a situações de crise que podem ser muito prejudiciais.

O erro em que muitos empresários esbarram é tentar lidar com essas situações por conta própria.

Acontece que, por mais que esse empreendedor tenha conhecimento do seu segmento de mercado e do seu produto ou serviço, eles podem não possuir conhecimento para dominar por completo as finanças da sua empresa.

E é nesse ponto em que um consultor financeiro especializado, com experiência, e que entenda como deve ser feito um planejamento financeiro empresarial, surge como guia para alavancar os negócios.

É a atuação desse profissional que pode ser determinante para manter a estabilidade financeira de uma empresa, permitindo que o dono do negócio foque suas forças na geração de clientes.

Mas é claro que, além de significar um gasto adicional, a contratação de um consultor financeiro é cercada de dúvidas.

E é por isso que muitas pessoas desistem de contratar esse serviço: pura desinformação.

Mas, os motivos para se ter um profissional desses junto do seu negócio, desde a abertura da empresa até sua gestão cotidiana, são maiores do que muitas pessoas imaginam.

consultoria financeira empresarial banner 1

Quais os motivos para trabalhar junto de um consultor financeiro

Viabilidade

A partir de uma análise de caixa empresarial, o consultor financeiro consegue identificar a existência de uma viabilidade para a execução de novos projetos ou a aquisição de novos produtos para o estoque.

Dessa forma, é possível entender o momento adequado para realizar determinadas ações, sem comprometer o orçamento.

Para este estudo de viabilidade, é necessário que o consultor financeiro tenha em mãos todas as informações financeiras do negócio.

O consultor avaliará todos os riscos que determinados investimentos podem gerar para a sua empresa.

Acompanhamento de ações

Além de identificar possíveis riscos e planejar os momentos certeiros para realizar investimentos, o consultor financeiro permanece guiando a empresa durante a execução desses projetos.

Tudo isso por meio de análises e do acompanhamento das ações, mostrando se estas estão trazendo o retorno financeiro esperado.

Caso o resultado esteja sendo negativo, por exemplo, é o consultor financeiro o responsável pela elaboração de novas estratégias.

Melhor custo benefício

Além de possuir conhecimento e experiência na área das finanças, um consultor financeiro capacitado também possui amplo conhecimento de mercado.

Esse diferencial traz benefícios gigantes para qualquer negócio. Melhores fornecedores, melhores processos, produtos com mais custo benefício e muito mais.

Ter um trabalho em conjunto com esse profissional pode significar uma grande economia, assim como um aumento da qualidade de seus produtos.

Além disso, o consultor financeiro é um grande aliado em negociações, sabendo quais caminhos tomar e quais as decisões mais benéficas, sempre respeitando as possibilidades orçamentárias do empreendimento.

Empréstimos

Quando o assunto são os empréstimos bancários, muitos empreendedores esbarram em dúvidas em relação a qual a melhor opção entre as inúmeras linhas de crédito disponíveis.

Nesse ambiente, o consultor financeiro analisa, com embasamento, as vantagens e desvantagens de cada opção, evitando assim uma futura situação de endividamento.

Dívidas

Muitos negócios se encontram em situação de grave crise financeira, enfrentando uma série de dívidas, e prestes a declarar falência.

E por mais que os gestores desses negócios pensem que a contratação de um consultor financeiro agravará ainda mais esse cenário, é ai que eles se enganam.

A verdade é que a contratação desse profissional deve ser entendida como um investimento.

O consultor financeiro terá um papel fundamental na reorganização financeira da empresa, buscando as melhores soluções para quitar as dívidas, e ao mesmo tempo criando um planejamento para que a empresa não conviva novamente com essa crise.

O consultor irá criar uma cultura de organização e de um rigoroso controle financeiro em sua empresa.

shutterstock 1215084061

Quando é necessário contratar um consultor financeiro?

A verdade é que desde o nascimento de uma empresa, contar com os serviços de um consultor financeiro é essencial e é um diferencial para a prosperidade do negócio.

Mas, para aqueles que já se encontram com suas empresas montadas e produzindo, a decisão de obter ajuda profissional com seu dinheiro é um ato de dar sustentabilidade financeira para o negócio.

Entretanto, em momentos onde o gestor se encontre sobrecarregado, confuso, estressado ou assustado com a situação financeira, é o momento ideal para procurar um consultor financeiro.

Independentemente do nível hierárquico do cargo, o apoio especializando contribui para que se tenha mais segurança sobre o caminho que se está seguindo.

Receber recomendações de possíveis melhorias para o seu plano de ação e conquistar os objetivos de forma mais eficaz é uma orientação que faz a diferença.

Se o gráfico de resultados está apontando para baixo, o consultor financeiro é o responsável por ajudar a descobrir gargalos e corrigir as falhas antes que seja tarde demais.

Você não tem tempo ou interesse em gerenciar as finanças de sua empresa? Essa é outra boa razão para contratar um consultor financeiro.

4534

Conclusão

O consultor financeiro é o profissional que faz recomendações e intervenções a respeito das melhores estratégias a serem implementadas para melhorar suas finanças, desde investimentos até necessidades, objetivos e metas.

O planejamento financeiro só é bom quando os riscos são calculados.

Portanto, é preciso que o empreendedor esteja atento aos sinais de que precisa de ajuda.

Caso este se encontre estressado, assustado ou não entenda como anda sua situação atual, perdendo dinheiro constantemente e sem tempo de gerenciar os números, a hora de procurar um consultor financeiro, que consiga sanar todas essas questões e alavancar ainda mais o negócio é agora.

Muitas pessoas não tomam as medidas necessárias pois estão muito ocupadas ou incertas sobre qual decisão tomar.

Contratar um consultor financeiro significa que outra pessoa vai cuidar da parte burocrática e traz a tranquilidade de saber entender claramente onde o dinheiro da empresa está sendo investido e quais estão sendo os retornos desses investimentos.

Facebook | Instagram | Youtube